Produtividade e Motivação
Sobre a Fonte & Faria:
Empresa situada em Barcelos, que se dedica ao corte, confeção e embalamento têxtil.
A empresa têxtil, que produz uma média de 3 mil peças por dia e está auditada para trabalhar com marcas como a Calvin Klein, Tommy Hilfiger e grupo Inditex entre outras.
O Desafio:
Com mais de 50 colaboradores e para cumprir os seus objetivos de crescimento, a Fonte e Faria sentiu necessidade de saber, de forma precisa, o que se passava na sua fábrica.
Até à implementação de Prodsmart, os registos eram feitos em papel e introduzidos posteriormente em excel, para realização de estimativas e planeamento.
O aumento da produtividade, a otimização de processos e a capacidade de ter uma visão global do negócio que permita fazer análises e programar futuras encomendas, foram os principais motores do investimento em Prodsmart.
A Implementação:
Depois da demonstração e da validação do cliente, efetuou-se uma sessão de trabalho em que ficaram definidas algumas ordens de produção e de trabalho, após a qual a Fonte e Faria começou de imediato a recolher informação da sua linha de produção através dos dispositivos móveis já instalados. O trabalho conjunto realizado teve também como objetivo adaptar as ferramentas previamente utilizadas (Excel e papel) para importar a informação já existente para Prodsmart.
Os Benefícios
– Redução drástica do tempo passado a recolher e analisar dados em papel (4h/dia);
– Capacidade de medição da produtividade geral e individual e de criação de um prémio com base nesses valores;
– Possibilidade de programar encomendas futuras;
– Melhoria da qualidade da informação recolhida, devido à diminuição dos erros introduzidos pelo papel
Testemunhos
“Conseguir medir a produtividade geral e também de cada colaborador, de forma muito precisa, é também uma excelente ferramenta de motivação, ao permitir a criação de um prémio de produtividade.”
“Queremos implementar a leitura automática de códigos de barras, para nos permitir ser ainda mais rápidos e competitivos.”
José Faria, CEO Fonte e Faria
ALGUNS NÚMEROS
15 dias entre arranque e conclusão da implementação
+ 10% produtividade
-20h por semana
A recolher e analisar dados