Como posso saber os custos de uma ordem de produção? Como posso saber se ganhei ou perdi dinheiro com uma encomenda? Quanto me custaram as paragens de máquina?
Esta é uma pergunta que os nossos clientes fazem todos os dias. No seguinte artigo mostrámos como custear consumos de matérias primas e tempos em Prodsmart.
Matérias primas
Ao efectuar um movimento de entrada de stock deve custear esta entrada. Pode escolher por introduzir o custo por unidade (que depois será multiplicado pela quantidade de entrada total) ou definir o custo total do respectivo movimento de entrada.
Veja no seguinte vídeo como o pode fazer:
Desta forma começamos a ter as nossas entradas de matérias primas devidamente custeadas.
Tempos de Trabalhadores e Máquinas
Para a valorização do tempo será necessário definirmos o custo homem e o custo máquina.
Para a definição do custo de mão de obra vá ao menu de trabalhadores, pode escolher por definir um custo/hora de mão de obra padrão (igual para todos os funcionários) ou individualmente definir o custo/hora de cada um dos seus trabalhadores.
Veja no seguinte vídeo como fazer:
Para a definição do custo/hora das máquinas temos um procedimento muito parecido. Ao aceder ao menu máquinas poderá definir o custo/hora padrão (igual para todas as máquinas) ou individualmente o custo/hora de cada máquina.
Veja no seguinte vídeo como fazer:
Após estas pequenas configurações, tudo o que precisa de fazer é efectuar as suas produções normalmente e gerar um relatório listando os custos de produção como no exemplo abaixo:
Esta funcionalidade apenas está disponível em alguns planos, consulte o nosso site para mais informação.