BLOG
Nivelamento da produção
by

Mesmo que seja tudo igual, não é tudo igual. Há desastres  imprevistos, falhas inerentes e uma tendência muito alta para fazer estimativas erradas. Devemos cruzar os braços e permitir que esses fatores continuam a causar perdas nos nossos negócios? Não, é por isso decidimos escrever este artigo sobre como nivelar a produção.

 

O que é nivelamento de produção?

Suavização de produção ou nivelamento de produção, é o processo pelo qual as empresas satisfazem a procura existente pela parte dos seus clientes, reduzindo os desperdícios na produção ao mínimo, seja na forma de custos de capital, mão de obra ou prazos de produção.

O nome nivelamento de produção, vem da palavra japonesa “Heijunka”, que significa “nivelamento” e é uma estratégia que visa a eliminação de desperdícios.

O objetivo do processo é produzir bens a uma taxa constante, para que na tentativa de ir ao encontro de uma procura mais elevada, o processamento extra seja feito de acordo com uma taxa uniforme e previsível. Este processo, de acordo com especialistas, é mais facilmente implementado na linha de produção final para minimizar as flutuações na produção.

 

Abordagens de nivelamento da produção

 

Nivelamento de volume

Imaginemos que é um produtor de telefones móveis e recebe uma ordem para produzir 500 exemplares do seu equipamento, por semana, a um determinado cliente: 200 telefones na segunda-feira, 100 na terça-feira, 50 na quarta-feira, 100 na quinta-feira e 50 na sexta-feira.

Tudo o que deve fazer é seguir o princípio de nivelamento da procura e guardar em stock 100 exemplares para entregar na segunda-feira seguinte. Assim, terá sempre telemóveis suficientes para entregar nas manhãs de segunda-feira. Nos restantes dias da semana, a sua equipa produziria diariamente 100 equipamentos de forma constante, o que reduziria os custos de capital e de outros processos produtivos.


Nivelamento do produto

Vamos agora supor que produz diferentes tipos de produtos eletrónicos, o que pode ser uma tarefa difícil de gerir. Este desafio, no entanto, pode ser contrabalançado pela redução de tempo entre as aquisições de equipamentos, permitindo o armazenamento. Assim, não só é possível reduzir custos, como também ajuda a nivelar o Lead time e as quantidades de stock.

 

A caixa Heijunka

Heijunka é a chave para reduzir o Lead time nas organizações. Quando isto é feito corretamente e os produtos são fornecidos no prazo adequado, os fabricantes conseguem satisfazer melhor a procura real existente. Engloba o Takt time, um ritmo de trabalho mais lento e consistente e a realização de inventário do armazenamento existente sempre que tal for necessário.

 

Conclusão

O conceito de nivelamento da produção pode parecer abstrato à primeira vista e recôndito a seguir. No entanto, não é exactamente assim. Falar com profissionais especialistas  no assunto pode ajudar. Se estiver interessado, pode começar por aqui.