BLOG
Produção Celular
by

O que é a Produção Celular?
A produção celular inspira-se na produção “just-in-time” e na produção otimizada e foi concebida para fabricar tantos produtos semelhantes quanto possível sem gerar tanto desperdício como noutros tipos de produção.

Como Nasceu a Produção Celular?
Flanders propôs os princípios da tecnologia de grupo em 1925 e Mitrofanov adotou essa proposta em 1933. No entanto, a produção celular não se tornou numa realidade até à década de 1970, quando foi promovida por Burbridge. Foi finalmente adotada por empresas japonesas nos anos 70 e essa tecnologia chegou aos Estados Unidos nos anos 80.

Como é que a Produção Celular é Possível?
A produção celular usa o conceito de células dispostas numa linha de montagem, sendo que cada uma das células é composta por uma variedade de máquinas construídas para atingir objetivos diferentes. Para completar uma determinada parte do processo de produção, o produto passa por cada uma dessas células.

Disposição Ideal das Células para Efeitos de Flexibilidade
Na disposição celular, é necessário um supervisor para monitorizar o funcionamento e garantir que não existe nenhuma quebra no processo. Embora todo o processo seja automatizado, podem ser implementadas mudanças o mais rápido possível, o que torna incrivelmente fácil otimizar ou alterar determinadas características no design do produto.

Uma vez que são criadas para facilitar o fluxo de trabalho, as células são concebidas sob a forma de uma linha em “U”. Porquê?

Para garantir uma grande visibilidade
Para facilitar o contacto
Para permitir que o fluxo de uma peça ocorra
O operador move-se menos durante o trabalho.
Os Benefícios da Produção Celular
Porquê sequer considerar a produção celular? Não temos uma, nem duas, mas quatro boas razões.

A produção celular garante o controlo de qualidade
Com a produção celular são possíveis modelos de custo simplificados e auditáveis.
A produção celular apura o teu sentido de foco.
É formada uma relação coesa e muito unida entre os funcionários
Implementar a Produção Celular
Há certas etapas que as empresas podem adotar para iniciar a produção celular. Estas etapas estão delineadas abaixo.

Categorizar em famílias as diferentes peças a serem construídas de acordo com as suas semelhanças.
Realizar uma Análise de Fluxo de Produção (AFP) para cada família, de acordo com os dados de cada família.
Agrupar máquinas utilizando algoritmos como o Rank Order Clustering, o Modified Rank Order Clustering e o coeficiente de similaridade.
Utilizar variáveis como múltiplas localizações, alocações de vários mercados e outras combinações de planeamento de produtos, para minimizar fatores como o custo de armazenamento, transporte e salários.

Conclusão
Enquanto alguns especialistas argumentam que a produção celular tem as suas desvantagens, a facilidade de implementação e as vantagens inerentes superam os inconvenientes.