Introdução
Algumas palavras são, por si só, difíceis de definir. Não porque sejam jargões técnicos, mas porque estamos tão acostumados a eles que nunca pensámos em como os definir. Por exemplo: tente definir a felicidade sem usar a palavra “Feliz”. Difícil, não é? A rastreabilidade é uma dessas palavras.
O que é rastreabilidade?
Vamos por partes. É a capacidade de verificar o histórico, localização e outras métricas pertinentes para o processo de fabricação de um artigo. Normalmente, é conseguida através de documentação manual ou recorrendo a ferramentas automatizadas. O aumento da importância da visibilidade e da satisfação do cliente são as razões subjacente à adoção generalizada da rastreabilidade.
Quais são os objetivos da rastreabilidade?
Aumentar as fraquezas dos colaboradores
Uma procura incessante por garantias, má publicidade, e ações judiciais são algumas das formas mais rápidas para uma empresas se destruir e perder o seu lugar no mercado. Estes são também indicadores-chave da quantidade de receitas que a sua empresa irá gerar. Rastreabilidade é a chave para assegurar que as falhas inerentes à natureza humana não levam o seu negócio à falência.
Aumentar a satisfação e a segurança do cliente
Por vezes uma recolha generalizada do produto é inevitável. Mesmo grandes empresas como a Toyota ou a Audi, por vezes precisam de recolher milhares de veículos após a produção. A rastreabilidade garantirá que o impacto de uma situação deste género seja reduzido. Na maioria das vezes, os produtos com problemas pode ser apenas uma fração do total de itens produzidos e, se houver um processo de documentação, torna-se mais fácil a recolha de apenas um lote de produtos em vez de ser necessário recolher tudo o que já foi produzido.
Cumprir com a regulamentação e padrões de qualidade
A rastreabilidade facilita o esforço das empresas, ajudando-as a cumprir os padrões rigorosos exigidos pelas entidades reguladoras. Também minimiza as hipóteses de incorrer em multas ou penas rígidas devido a possíveis não-conformidades. Para os fabricantes de consumíveis, a adesão aos padrões regulatórios e de qualidade é especialmente importante.
Indústrias onde a rastreabilidade é necessária
As grandes inovações tornam-se relevantes em qualquer esfera de negócios, certo? A Internet é um exemplo perfeito desta verdade. Tal como a Internet, as técnicas de rastreabilidade podem ser aplicadas a uma série de indústrias:
Desenvolvimento de software e sistemas: por ser capaz de vincular a procura do cliente às especificações de design, código e, eventualmente, de desenvolvimento, é útil para conseguir a otimização da produção.
Indústria alimentar: É, sem dúvida, o setor onde há uma maior e mais urgente necessidade de traçar o movimento de produtos e ingredientes, para identificar adequada e atempadamente qualquer anomalia.
Cadeia de fornecimento e logística: A viagem desde a fábrica até ao consumidor final pode ser longa e tortuosa. Monitorizar bens e mercadorias de um determinado lote de distribuição pode ajudar a melhorar a eficiência da produção e do processo.
Saúde: Mesmo na saúde, traçar as origens de medicamentos e outros produtos utilizados em pacientes pode dar-nos uma visão de como podemos melhorar a qualidade do setor da saúde.
Conclusão
Ao refazer os seus passos desde o início deste artigo, provavelmente estará a perguntar-se: “Qual é, afinal, a grande importância da rastreabilidade?” Bom, agora já sabe. Há maneiras mais fáceis ou mais difíceis de melhorar a eficiência. Pode monitorizar e rastrear manualmente, ou usar ferramentas automatizadas como Prodsmart.