Introdução
Na Alemanha, Takt é comparado à batuta que um maestro de orquestra usa para regular o ritmo musical do seu coro. Poderá perguntar: “Como é que a música se relaciona com os processos de produção?” Excelente pergunta! O Takt Time inspira-se na forma como a batuta coordena os cantores e como determina a velocidade a que os músicos produzem música. Vamos aprofundar o assunto:
O que é Takt Time em produção?
O Takt Time representa a quantidade máxima de tempo alocada à produção de um determinado produto, a fim de dar resposta à procura a do cliente. Exemplifiquemos de forma simples:
Imaginemos que é um fabricante de calçado e que um cliente o aborda e solicita uma dúzia de sapatos a serem entregues dentro de 3 dias. Se trabalhar 8 horas diárias, o seu Takt Time deve ser de 2 horas.
(8×3 = 24 horas)/12 sapatos = 2 horas
Portanto, se for ao encontro da procura do seu cliente, deverá terminar um sapato em 2 horas. Bastante simples, certo? Assim, a fórmula matemática simples mostrada abaixo é uma certeza:
Takt Time = tempo de produção disponível / procura do cliente
Qual é a importância do Takt Time?
O Takt Time é particularmente importante para as organizações que praticam o lean manufacturing e é importante para garantir que as empresas vão ao encontro da procura existente nos prazos corretos. Estas são algumas das razões pelas quais as empresas enfatizam a necessidade de trabalhar com o Takt Time:
O conhecimento do Takt Time ajuda as organizações a alcançar um fluxo consistente e contínuo de produção. Além disso, impede-as de produzir de forma supérflua, ou seja, sendo capazes de evitar o desperdício.
Falando sobre desperdício, à parte de impedir o desperdício dos materiais ou de produtos finais, o Takt Time ajuda a melhorar a eficiência de empregados e de máquinas que estejam em utilização. Assim, não há necessidade de trabalhar turnos extra ou utilizar máquinas acima de sua capacidade de trabalho.
Quando uma organização pratica corretamente a abordagem Takt, são capazes de garantir uniformidade e sincronização em toda a sua estrutura, o que ajuda a identificar obstáculos e pontos fracos, como questões de capacidade, desafios relacionados com o controle de qualidade ou a falta de sinergia.
Como implementar o Takt Time?
Não é, de forma alguma, uma processo fácil, no entanto, é um processo que vale a pena. Aqui estão alguns passos para o guiar:
Comece por medir o tempo individual do ciclo de cada projeto. Para conseguir uma visão mais clara, poderá classificar o trabalho feito em valor-adicionado e valor-não-adicionando.
Elimine o tempo de valor-não-adicionado (tempo para coffee breaks, reuniões, almoço, etc.)
Calcule a sua procura ideal: O que é esperado diariamente? Semanalmente? Mensalmente?
Calcule o Takt Time usando a fórmula que indicámos acima.
Compare o seu tempo de ciclo com o Takt Time, usando um gráfico de barras.
Inicie um mapeamento de fluxos de valor, onde poderá indicar o Takt Time por atividade.
Conclusão
Não é somente uma maneira organizada e eficiente de gerir operações da produção, é um dos melhores métodos que pode utilizar para estar sempre atualizado com as suas entregas. Caso tenha mais perguntas sobre Takt Time ou como a sua organização pode adotar essa estratégia, obtenha ajuda aqui.